Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
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   Computação Gráfica
 
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Ano: 2007/2008 - Semestre: 2

Cursos: LEI + LCC

Bibliografia

  • "OpenGL Programming Guide", Woo, Neider, Davis and Schneider, Addison Wesley. Referência obrigatória!
  • "Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley. Boa introdução.
  • "Real-Time Rendering", Moller and Haines. Boa visão geral do estado da arte.
  • "OpenGL Shading Language", Randi J. Rost. Excelente livro de introdução à programação de shaders em GLSL.
  • Links

  • Opengl.org - O site oficial do OpenGL
  • nVidia - Site com tutoriais, demos e software
  • ATI - Site com tutoriais, demos e software
  • 3DLabs - Site com tutoriais, demos e software
  • NeHe - Site com muitos tutoriais
  • Gamasutra - Artigos sobre técnicas e algoritmos
  • FlipCode - idem
  • Gamedev - idem
  • Lighthouse3D - Tutoriais sobre OpenGL
  • Tutoriais de Nate Robbins (utilizados nas aulas teóricas)
  • Páginas de Paul Bourke - literalmente toneladas de informação

  • Manuais, Especificações e Bibliotecas

  • Especificação OpenGL v.2.0
  • GLUT para Windows (ver. 3.7.6)
  • GLUT Specs ver 3+
  • GLUI para Windows (ver. 2.1)
  • Manual de GLUI
  • DevIL - Biblioteca que permite trabalhar com imagens

  • Apontamentos Teóricos

  • T1 - Transformações Geométricas (PDF)
  • T2 - Iluminação (PDF)
  • T3 - Texturas (PDF , PDF)
  • T4 - Desempenho (PDF) e Profiling (PDF)
  • T5 - Visualização (PDF)
  • T6 - Shaders: OpenGL e GLSL (PDF)
  • T7 - Shaders: Iluminação (PDF)

  • Aula TP 01 - OpenGL e GLUT

  • Apontamentos (PDF)
  • Código Base (CPP)

  • Aula TP 02 - Interactividade e Primitivas Gráficas

  • Apontamentos (PDF)
  • Código Base (CPP)

  • Aula TP 03 - Construção de um cenário 3D

  • Resultado Pretendido (EXE)

  • Aula TP 04 - Movimentação de Câmara

  • Apontamentos (PDF)
  • Código Base (CPP)

  • Aula TP 05 - Primitivas Gráficas

  • Apontamentos (PDF)

  • Aula TP 06 - Terrenos

  • Apontamentos (PDF)
  • DevIL (ZIP)
  • Imagem para gerar terreno (JPG)
  • Resultado pretendido (ZIP)

  • Aula TP 07 - Display Lists

  • Apontamentos (PDF)

  • Aula TP 08 - Vertex Buffer Objects

  • Apontamentos (PDF)
  • Imagem 8x8 para testes (JPG)

  • Aula TP 09 - Stereo

  • Apontamentos (PDF)

  • Aula TP 10 - OpenGL e GLSL

  • Apontamentos (PDF)
  • Shaders (ZIP)
  • GLEW (ZIP)

  • Aula TP 11 - GLSL - Cores e Iluminação

  • Apontamentos (PDF)

  • Aula TP 12 - GLSL - Texturas

  • Apontamentos (PDF)
  • Texturas (ZIP)
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