Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
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   Computação Gráfica
 
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Ano: 2007/2008 - Semestre: 2

Cursos: LEI + LCC

Programa Resumido

Introdução à computação gráfica acompanhada do estudo da API OpenGL. Vertex e Fragment Shaders em GLSL. Transformações geométricas. Técnicas para aumento do desempenho. Texturas e sua aplicação. Os fenómenos de Iluminação local e global. Texturas procedimentais.

Programa

Introdução à API do OpenGL, contexto histórico, Sistemas de coordenadas e transformações geométricas.Tipos de projecção: ortográfica e perspectiva.

Texturas: Aplicação de imagens a polígonos; coordenadas de texturas, matrizes de texturas. Filtros e outras opções existentes em OpenGL. Mipmapping.

Iluminação Local: Tipos de luzes, componentes da luz, modos de shading: Flat, Gourard e Phong. As equações para cálculo da Iluminação.

Técnicas de representação de polígonos e sua influência na performance: Display Lists, Vertex Arrays. Análise de performance e detecção de botlenecks.

Técnicas de optimização básicas: View Frustum Culling, Partição Espacial

Shaders (GLSL): Arquitectura e fundamentos. Contexto histórico.

Shaders para texturas em GLSL

Shaders para iluminação em GLSL

Texturas Procedimentais e GLSL

Efeitos Avançados através de shaders: non-photorealistic shaders, bump mapping,...

Iluminação - Sombras: Sombras no plano, Shadow Volumes, Shadow Maps, Spherical Wavelets, All-frequency shadows