Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
  Equipa Ensino Pós-Graduações Projectos Publicações   pt | en
   Computação Gráfica
 
  [Geral] Programa [Avaliação] [Material de Apoio]  
 
 
 

Ano: 2009/2010 - Semestre: 1

Cursos: LEI -LCC

Programa Resumido

  • Produção de gráficos 3D
  • Transformações Geométricas
  • Iluminação
  • Texturas
  • Análise de Desempenho
  • Técnicas de Optimização
  • Geração Procedimental de Geometria e Texturas
  • Programação Orientada ao Evento


  • Programa

    Produção de Gráficos 3D

  • Breve Visão Histórica
  • Modelos 3D: geometria e materiais
  • Transformações Geométricas

  • Pipeline gráfico das trasnformações geométricas
  • Posicionamento dos modelos na cena: translação, rotação e escala
  • A câmara: posicionamento e orientação
  • Projecções: perspectiva e ortográfica
  • Iluminação

  • Iluminação Global vs. Iluminação Local
  • Algoritmos de Iluminação Global
  • Algoritmos de Iluminação Local
  • Componentes da iluminação
  • Normais
  • Definição de Materiais: BRDF, PRT e outros
  • Sombras: Shadow mapping e Shadow Volumes
  • Texturas

  • Coordenadas de texturas
  • Transformações geométricas
  • Amostragem: filtros e mipmapping
  • Environment Mapping
  • Análise de Desempenho

  • O pipeline gráfico
  • Identificação de estrangulamentos
  • Profiling
  • Técnicas de Optimização

  • Geometria: view frustum culling, occlusion culling, níveis de detalhe
  • Partição Espacial: octrees, BSPs, Portais
  • Primitivas: envio de conjuntos de comandos, tipos de primitivas
  • Geração Procedimental de Geometria e Texturas

  • Fractais
  • Perlin Noise e outras formas de geração de texturas
  • Geração de Geometria: Terrenos, L-Systems
  • Sistemas de Partículas: definição de geometria e comportamento
  • Programação Orientada ao Evento

  • O modelo de programação orientado ao evento
  • Eventos: tipos de eventos comuns e definição de funções de resposta a eventos
  •