Ano: 2009/2010 - Semestre: 1 Cursos: LEI -LCCBibliografia Bibliografia
"OpenGL Programming Guide", Woo, Neider, Davis and Schneider, Addison Wesley. Referência obrigatória!
"Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley.
Boa introdução.
"Real-Time Rendering", Moller and Haines. Boa visão geral do estado da arte.
Links
Opengl.org - O site oficial do OpenGL
nVidia - Site com tutoriais, demos e software
ATI - Site com tutoriais, demos e software
NeHe - Site com muitos tutoriais
Gamasutra - Artigos sobre técnicas e algoritmos
FlipCode - idem
Gamedev - idem
Lighthouse3D - Tutoriais sobre OpenGL
Tutoriais de Nate Robbins (utilizados nas aulas teóricas)
Páginas de Paul Bourke - literalmente toneladas de informação
Manuais, Especificações e Bibliotecas
Especificação OpenGL v.2.0
GLUT para Windows (ver. 3.7.6)
GLUT Specs ver 3+
GLUI para Windows (ver. 2.1)
Manual de GLUI
DevIL - Biblioteca que permite trabalhar com imagens
Aulas Teóricas
Aula Teórica 1 - Apresentação da disciplina
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Aula Teórica 2 - Produção de Gráficos 3D; Breve Resenha Histórica
Slides (PDF)
Aula Teórica 3 - Transformações Gométricas
Slides (PDF)
Aula Teórica 4 - Iluminação
Slides (PDF)
Aula Teórica 5 - Texturas
Slides (PDF)
Aula Teórica 6 - Desempenho e Profiling
Slides Desempenho (PDF)
Slides Profiling (PDF)
Aula Teórica 7 - Visualizaçõa: Culling e Partição Espacial
Slides (PDF)
Aula Teórica 8 - Visualização: Partição Espacial (cont)
Slides (PDF)
Aula Teórica 9 - Visualização: Níveis de Detalhe
Slides (PDF)
Aula Teórica 10 - Sombras
Slides (PDF)
Aula Teórica 11 - Fractais; Texturas Procedimentais e L-Systems
Slides Fractais (PDF)
Slides Texturas Procedimentais (PDF)
Slides L-Systems (PDF)
Aulas Teórico-Práticas
Aula TP 1 - OpenGL e GLUT
Slides (PDF)
Esqueleto da aplicação (CPP)
Aula TP 2 - GLUT, Triângulos e algumas operações em OpenGL
Slides (PDF)
Esqueleto da aplicação (CPP)
Aula TP 3 - Movimento da câmara
Slides (PDF)
Esqueleto da aplicação (CPP)
Aula TP 4 - Transformações Geométricas: Construção de um cenário
Slides (PDF)
Ponto de Partida: Resultado da aula anterior
Aula TP 5 - Primitivas Geométricas e Iluminação
Slides (PDF)
Ponto de Partida: Resultado da aula TP3 anterior
Aula TP 6 - Texturas e Geração de Geometria
Slides (PDF)
DevIL (PDF)
Textura (PDF)
Imagem (PDF)
Aula TP 7 - Desempenho I: Display Lists
Slides (PDF)
Ponto de Partida: Resultado da aula anterior
Aula TP 8 - Desempenho II: Vertex Buffer Objects
Slides (PDF)
GLEW (ZIP)
Ponto de Partida: Resultado da aula anterior
Aula TP 9 - Stereo
Slides (PDF)
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