Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
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   Computação Gráfica
 
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Ano: 2009/2010 - Semestre: 1

Cursos: LEI -LCC

Bibliografia

Bibliografia

  • "OpenGL Programming Guide", Woo, Neider, Davis and Schneider, Addison Wesley. Referência obrigatória!
  • "Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley. Boa introdução.
  • "Real-Time Rendering", Moller and Haines. Boa visão geral do estado da arte.
  • Links

  • Opengl.org - O site oficial do OpenGL
  • nVidia - Site com tutoriais, demos e software
  • ATI - Site com tutoriais, demos e software
  • NeHe - Site com muitos tutoriais
  • Gamasutra - Artigos sobre técnicas e algoritmos
  • FlipCode - idem
  • Gamedev - idem
  • Lighthouse3D - Tutoriais sobre OpenGL
  • Tutoriais de Nate Robbins (utilizados nas aulas teóricas)
  • Páginas de Paul Bourke - literalmente toneladas de informação

  • Manuais, Especificações e Bibliotecas

  • Especificação OpenGL v.2.0
  • GLUT para Windows (ver. 3.7.6)
  • GLUT Specs ver 3+
  • GLUI para Windows (ver. 2.1)
  • Manual de GLUI
  • DevIL - Biblioteca que permite trabalhar com imagens

  • Aulas Teóricas

    Aula Teórica 1 - Apresentação da disciplina

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 2 - Produção de Gráficos 3D; Breve Resenha Histórica

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 3 - Transformações Gométricas

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 4 - Iluminação

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 5 - Texturas

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 6 - Desempenho e Profiling

  • Slides Desempenho (PDF)
  • Slides Profiling (PDF)
  • Aula Teórica 7 - Visualizaçõa: Culling e Partição Espacial

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 8 - Visualização: Partição Espacial (cont)

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 9 - Visualização: Níveis de Detalhe

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 10 - Sombras

  • Slides (PDF)
  • Aula Teórica 11 - Fractais; Texturas Procedimentais e L-Systems

  • Slides Fractais (PDF)
  • Slides Texturas Procedimentais (PDF)
  • Slides L-Systems (PDF)

  • Aulas Teórico-Práticas

    Aula TP 1 - OpenGL e GLUT

  • Slides (PDF)
  • Esqueleto da aplicação (CPP)
  • Aula TP 2 - GLUT, Triângulos e algumas operações em OpenGL

  • Slides (PDF)
  • Esqueleto da aplicação (CPP)
  • Aula TP 3 - Movimento da câmara

  • Slides (PDF)
  • Esqueleto da aplicação (CPP)
  • Aula TP 4 - Transformações Geométricas: Construção de um cenário

  • Slides (PDF)
  • Ponto de Partida: Resultado da aula anterior
  • Aula TP 5 - Primitivas Geométricas e Iluminação

  • Slides (PDF)
  • Ponto de Partida: Resultado da aula TP3 anterior
  • Aula TP 6 - Texturas e Geração de Geometria

  • Slides (PDF)
  • DevIL (PDF)
  • Textura (PDF)
  • Imagem (PDF)
  • Aula TP 7 - Desempenho I: Display Lists

  • Slides (PDF)
  • Ponto de Partida: Resultado da aula anterior
  • Aula TP 8 - Desempenho II: Vertex Buffer Objects

  • Slides (PDF)
  • GLEW (ZIP)
  • Ponto de Partida: Resultado da aula anterior
  • Aula TP 9 - Stereo

  • Slides (PDF)
  •