Ano: 2006/2007 - Semestre: 2 Cursos: LCCPrograma Resumido Introdução à computação gráfica acompanhada do estudo da API OpenGL. Vertex e Fragment Shaders em GLSL.
Transformações geométricas. Técnicas para aumento do desempenho. Texturas e sua aplicação. Os fenómenos de Iluminação local e global. Texturas procedimentais.
Programa Introdução à API do OpenGL, contexto histórico, Sistemas de coordenadas e transformações geométricas.Tipos de projecção: ortográfica e perspectiva.
Texturas: Aplicação de imagens a polígonos; coordenadas de texturas, matrizes de texturas. Filtros e outras opções existentes em OpenGL. Mipmapping.
Iluminação Local: Tipos de luzes, componentes da luz, modos de shading: Flat, Gourard e Phong. As equações para cálculo da Iluminação.
Técnicas de representação de polígonos e sua influência na performance: Display Lists, Vertex Arrays. Análise de performance e detecção de botlenecks.
Técnicas de optimização básicas: View Frustum Culling, Partição Espacial
Shaders (GLSL): Arquitectura e fundamentos. Contexto histórico.
Shaders para texturas em GLSL
Shaders para iluminação em GLSL
Texturas Procedimentais e GLSL
Efeitos Avançados através de shaders: non-photorealistic shaders, bump mapping,...
Iluminação - Sombras: Sombras no plano, Shadow Volumes, Shadow Maps, Spherical Wavelets, All-frequency shadows
|