Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
  Equipa Ensino Pós-Graduações Projectos Publicações   pt | en
   Computação Gráfica
 
  [Geral] [Programa] [Avaliação] Material de Apoio  
 
 
 

Ano: 2006/2007 - Semestre: 2

Cursos: LCC

Bibliografia

  • "OpenGL Programming Guide", Woo, Neider, Davis and Schneider, Addison Wesley. Referência obrigatória!
  • "Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley. Boa introdução.
  • "Real-Time Rendering", Moller and Haines. Boa visão geral do estado da arte.
  • "OpenGL Shading Language", Randi J. Rost. Excelente livro de introdução à programação de shaders em GLSL.
  • Links

  • Opengl.org - O site oficial do OpenGL
  • nVidia - Site com tutoriais, demos e software
  • ATI - Site com tutoriais, demos e software
  • 3DLabs - Site com tutoriais, demos e software
  • NeHe - Site com muitos tutoriais
  • Gamasutra - Artigos sobre técnicas e algoritmos
  • FlipCode - idem
  • Gamedev - idem
  • Lighthouse3D - Tutoriais sobre OpenGL
  • Tutoriais de Nate Robbins (utilizados nas aulas teóricas)
  • Páginas de Paul Bourke - literalmente toneladas de informação

  • Manuais, Especificações e Bibliotecas

  • Especificação OpenGL v.2.0
  • GLUT para Windows (ver. 3.7.6)
  • GLUT Specs ver 3+
  • GLUI para Windows (ver. 2.1)
  • Manual de GLUI
  • DevIL - Biblioteca que permite trabalhar com imagens

  • Apontamentos das Aulas Teóricas

  • Transformações Geométricas (PDF)
  • Iluminação (PDF)
  • Texturas (PDF)
  • Desempenho (PDF)
  • OpenGL + GLSL (PDF)
  • Shaders Iluminação (PDF)
  • Shaders Texturas (PDF)
  • Shaders Reflexão e Refracção (PDF)

  • Aula TP 1 - OpenGL e GLUT

    Apontamentos PDF
    Código Base C


    Aula TP 2 - Interacção com GLUT

    Apontamentos PDF
    Código Base C


    Aula TP 3 - Movimentar a Câmara

    Apontamentos PDF
    Código Base C


    Aula TP 5 - Primitivas OpenGL

    Apontamentos PDF


    Aula TP 6 - Geração de Geometria - Terrenos

    Apontamentos (PDF)
    Devil (ZIP)
    Imagens (ZIP)


    Aula TP 8 - Display Lists

    Apontamentos (PDF)
    Snowman.h (H)


    Aula Prática 9: OpenGL e GLSL

    Apontamentos pdf
    Código C e shaders ZIP
    GLEW H LIB DLL


    Aula Prática 10: Shaders em GLSL

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 11: Shaders com Texturas

    Apontamentos pdf
    Texturas zip