Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
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  [Geral] [Programa] Avaliação [Material de Apoio]  
 
 
 

Ano: 2006/2007 - Semestre: 1

Cursos: LESI e LMCC

Método de Avaliação

  • 60% avaliação prática (um trabalho em duas etapas no decurso do semestre)
  • 40% exame teórico essencialmente sobre shaders
  • Nota minima a qualquer das partes: 9 valores.

    Exame modelo Zip

    À semelhança de anos anteriores os trabalhos que estejam incompletos nesta primeira fase sofrem uma penalização que pode atingir os 20% da nota final. A penalização será atribuída tendo em conta as caracteristicas omissas/mal impementadas.

    Trabalhos Práticos

    Este projecto assenta numa ideia que se descreve a seguir:

    Enunciado


    Este projecto assenta numa ideia que se descreve a seguir:

    “A long time ago in a galaxy far, far away... a sua nave ficou presa num campo de forças criado pelo Império. O campo de forças tem a particularidade de deixar entrar objectos, mas de não os deixar sair e por mero acaso a sua nave encontrava-se numa zona de meteoritos. A situação é critica pois com o passar do tempo cada vez teremos mais meteoritos dentro do campo de forças (sem poderem sair, e portanto a reflectir no campo de forças) o que aumenta a probabilidade de colisão (fatal para a nave).

    Para sair do campo de forças deve conseguir destruir os cinco geradores que se encontram no seu interior. No entanto os geradores estão escondidos em pequenas rochas, semelhantes a meteoritos, que vagueiam dentro do campo de forças (sem nunca conseguir sair). Deve portanto manobrar a sua nave e destruir as rochas com o seu canhão laser até ter conseguido destruir os cinco geradores.”

    O projecto concluído deve apresentar as seguintes características:


    Versão Base (0-10 valores):

    1. Importar objectos 3D em formato OBJ, 3DS, ou outro;
    2. Implementar a navegação da nave com teclado e rato em First Person;
    3. Permitir disparos de “tiros” de laser, sendo que deve ser possível disparar tiros sequencialmente;
    4. Limitar o movimento da nave e dos meteoritos ao interior do campo de forças (cubo ou esfera de grandes dimensões) e fazer com que estes últimos sejam reflectidos ao chocar com as paredes do campo de forças.
    5. Apresentar as rochas (meteoritos) e o seu movimento desde o exterior do campo de forças. Nota: durante o jogo devem sempre aparecer continuamente meteoritos vindos do exterior do campo de forças.
    6. Determinar as intersecções entre os tiros e as rochas e entre a nave e as rochas e agir apropriadamente.


    Factores de valorização (0-6 valores):

    a) View Frustum Culling para aumentar o desempenho (a aplicação deve permitir trabalhar com e sem VFC para que seja possível avaliar o aumento de desempenho conseguido)

    b) Vertex Buffer Objects

    c) Shaders

    d) Aspecto Gráfico e Jogabilidade


    Relatório (4 valores)



    Entrega e Apresentação


    O projecto deve ser entregue em duas fases e no final da segunda fase terá lugar a apresentação/discussão do projecto


    Fase 1 – data limite: 11/12/06

    Requisitos: pontos 1,2,4,5 concluídos

    Material a entregar: CD com duas pastas:

    uma pasta “source” com todo o código fonte e ficheiros para reconstruir o projecto em Visual Studio (deve incluir todas as libs necessárias)

    uma segunda pasta com o executável, texturas e modelos necessários (deve incluir todas as DLLs necessárias.


    O CD deve conter ainda na raiz um ficheiro de texto com a identificação dos alunos do grupo, e estar identificado na superfície do mesmo.


    Fase 2 – Data limite: 12/01/07

    Requisitos: restantes pontos e relatório (de acordo com o template ZIP)

    Material a entregar: Relatório impresso e encadernado + CD

    O CD deve conter o relatório em PDF, um ficheiro TXT com os nomes e números dos alunos e duas pastas:

    uma pasta “source” com todo o código fonte e ficheiros para reconstruir o projecto em Visual Studio (deve incluir todas as libs necessárias)

    uma segunda pasta com o executável, texturas e modelos necessários (deve incluir todas as DLLs necessárias.


    O CD deve conter ainda na raiz um ficheiro de texto com a identificação dos alunos do grupo, e estar identificado na superfície do mesmo.