Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
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Ano: 2006/2007 - Semestre: 1

Cursos: LESI e LMCC

Bibliografia

  • "OpenGL Programming Guide", Woo, Neider, Davis and Schneider, Addison Wesley. Referência obrigatória!
  • "Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley. Boa introdução.
  • "Real-Time Rendering", Moller and Haines. Boa visão geral do estado da arte.
  • "OpenGL Shading Language", Randi J. Rost. Excelente livro de introdução � programação de shaders em GLSL.
  • Links

  • Opengl.org - O site oficial do OpenGL
  • nVidia - Site com tutorias, demos e software
  • ATI - Site com tutorias, demos e software
  • 3DLabs - Site com tutorias, demos e software
  • NeHe - Site com muitos tutoriais
  • Gamasutra - Artigos sobre técnicas e algoritmos
  • FlipCode - idem
  • Gamedev - idem
  • Lighthouse3D - Tutoriais sobre OpenGL
  • Tutoriais de Nate Robbins (utilizados nas aulas teóricas)
  • Páginas de Paul Bourke - literalmente toneladas de informação

  • Manuais, Especificações e Bibliotecas

  • Especificação OpenGL v.2.0
  • GLUT para Windows (ver. 3.7.6)
  • GLUT Specs ver 3+
  • GLUI para Windows (ver. 2.1)
  • Manual de GLUI
  • DevIL - Biblioteca que permite trabalhar com imagens


  • Aula Prática 2: Introdução ao GLUT

    Apontamentos p2.pdf
    Código Base para Resolução do Exercício p2_incompleto.cpp


    Aula Prática 3: Interactividade com GLUT e Primitivas Geométricas

    Apontamentos p3.pdf
    Código Base para Resolução do Exercício p3_incompleto.cpp


    Aulas Teóricas 4 e 5: Transformações Geométricas

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 4: Movimento de Câmara

    Apontamentos pdf
    Código Base para Resolução do Exercício cpp


    Aula Teórica 6: Iluminação

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 6: Geração de Terrenos

    Apontamentos p6.pdf
    DevIL ZIP
    Imagens JPG1 JPG2


    Aula Teórica 7: Texturas

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 7: Iluminação e Materiais

    Apontamentos pdf


    Aula Teórica 8: Desempenho

    Apontamentos pdf


    Aula Teórica 9: Partição Espacial e Orientada ao Objecto; View Frustum Culling/b>

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 9: Display Lists

    Apontamentos pdf
    Código C para Snowman snowman.h


    Aula Teórica 10: Introdução aos Shaders

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 10: OpenGL e GLSL

    Apontamentos pdf
    Código C e shaders ZIP
    GLEW H LIB DLL


    Aula Teórica 11: Shaders - Ilmuniação

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 11: GLSL

    Apontamentos pdf



    Aula Teórica 12: Shaders - Texturas

    Apontamentos pdf


    Aula Prática 12: GLSL

    Apontamentos pdf
    Texturas zip