Ano: 2005/2006 - Semestre: 2 Cursos: Mestrado em Sistemas MóveisPrograma Resumido A crescente dispersão de dispositivos computacionais no ambiente fÃsico, a sua cada vez menor dimensão e a necessidade de suportar diversas modalidades de interacção adequadas a situações muito diversas, implicam abordagens à interacção Humano-Computador muito distintas das tradicionalmente utilizadas em ambientes desktop. Esta disciplina aborda as principais técnicas utilizadas em ambientes de computação ubÃqua para suportar de forma adequada a interacção com os utilizadores e dá também um especial ênfase à avaliação da usabilidade desse tipo de sistema. Programa
- Motivação
- Fundamentos da Interacção Humano-Computador
- Tipificação das diferenças induzidas pelos dispositivos móveis
- Modelos de interacção para plataformas móveis <96> construção de camadas interactivas especÃficas para aplicações móveis
- Arquitecturas de software para aplicações interactivas móveis
- Aplicações orientadas ao mÃnimo denominador comum
- Especificação do controlo de dialogo independente do dispositivo
- Abordagem semântica à especificação do controlo de diálogo
- Usabilidade
- Problemática das abordagens tradicionais no desenvolvimento de aplicações móveis
- Adaptação das metodologias e técnicas existentes à �[35;1H construção de aplicações móveis
- Modelação de tarefas
- Análise de usabilidade de aplicações móveis
- Avaliação e case studies
- Métodos de avaliação de IHC
- Ambientes sensÃveis ao contexto
- Ambientes virtuais colaborativos móveis
- Wearable Computing
|