Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
  Equipa Ensino Pós-Graduações Projectos Publicações   pt | en
   Interacção Humano-Computador
 
  [Geral] Programa [Avaliação] [Material de Apoio]  
 
 
 

Ano: 2003/2004 - Semestre: 2

Cursos: MI e CEI

Programa Resumido

Engenharia da usabilidade/Desenvolvimento centrado no utilizador.

Programa

  1. Motivação

    A usabilidade enquanto factor fundamental no sucesso de um sistema interactivo. Problemas das abordagens tradicionais ao desenvolvimento de software. A engenharia da usabilidade como solução para esses problemas.

  2. O utilizador

    O utilizador enquanto actor fundamental no sucesso de um sistema interactivo. Teorias do comportamento humano e da interacção humano-computador.

  3. Definição de requisitos

    Definição e validação de requisitos de usabilidade para sistemas interactivos.

  4. Modelação de tarefas

    Análise e desenho baseados na tarefa, notações e ferramentas para a modelação de tarefas.

  5. Modelação de interfaces

    Estilos de interacção. Desenho conceptual. Guidelines.

  6. Prototipagem de sistemas interactivos

    Técnicas de prototipagem. Programação em Java/SWING.

  7. Análise de Usabilidade

    Técnicas para análise de usabilidade. Métodos empíricos vs. métodos analíticos.