Universidade do MinhoEscola de Engenharia Departamento de Inform´tica
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   Fundamentos de Computação Gráfica
 
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Ano: 2005/2006 - Semestre: 1

Cursos:

Bibliografia

  • "OpenGL Programming Guide", Woo, Neider, Davis and Schneider, Addison Wesley. Referência obrigatória!
  • "Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley. Boa introdução.
  • "Real-Time Rendering", Moller and Haines. Boa visão geral do estado da arte.
  • Links

  • Opengl.org - O site oficial do OpenGL
  • nVidia - Site com tutorias, demos e software
  • ATI - Site com tutorias, demos e software
  • 3DLabs- Site com tutorias, demos e software
  • NeHe - Site com muitos tutoriais
  • Gamasutra - Artigos sobre técnicas e algoritmos
  • FlipCode - idem
  • Gamedev - idem
  • Lighthouse3D - Tutoriais sobre OpenGL
  • Tutoriais de Nate Robbins (utilizados nas aulas teóricas)
  • Páginas de Paul Bourke- literalmente toneladas de informação

  • Manuais, Especificações e Bibliotecas

  • Especificação OpenGL v.2.0
  • GLUT para Windows (ver. 3.7.6)
  • GLUT Specs ver 3+
  • GLUI para Windows (ver. 2.1)
  • Manual de GLUI
  • DevIL - Biblioteca que permite trabalhar com imagens

  • Aula 1: OpenGL e GLUT

    Apontamentos PDF
    Exercício prático CPP


    Aula 2: Transformações Geométricas

    Apontamentos Teó�[75;1Hricos PDF
    Apontamentos Práticos PDF
    Exercício prático CPP


    Aula 3: Iluminaçã�[76;1Ho

    Apontamentos Teóricos PDF
    Apontamentos Práticos PDF
    Exercício prático


    Aula 4: Texturas

    Apontamentos Teóricos PDF
    Apontamentos Práticos PDF
    Texturas ZIP
    DevIL DEVIL


    Aula 5: Navegação em Tempo Real

    Apontamentos Teóricos PDF
    Apontamentos Práticos PDF
    Mapa de Altura e Texturas ZIP